Pele ressecada? Nunca mais!

Pele ressecada? Nunca mais!

Aquela aparência esbranquiçada, coceira constante e descamação, são sintomas claros de pele ressecada. E além dela afetar nossa autoestima, prejudica a saúde dermatológica. Mas por que acontece e como tratar? Bom, o artigo de hoje vai responder essas e outras perguntas, para você dizer de uma vez: Adeus, pele ressecada!

Por que a pele fica ressecada?

O ressecamento da pele acontece quando a umidade dela é retirada e existem vários fatores que podem contribuir para isso. Entre eles estão principalmente, as mudanças climáticas. Isso mesmo, a mudança de estação contribui para que a pele fique ressecada. Principalmente à medida que chegamos ao inverno e o ar quente e úmido do verão abre caminho para um ar mais frio e seco.

O calor intenso na pele também colabora para o ressecamento. Como: O uso de aquecedores de ambiente, ceras quentes constantes, banhos escaldantes e se expor ao sol em horários muito quentes.

O sabonete usado também pode causar ressecamento. Nem todos os sabonetes são feitos da mesma maneira. Alguns têm componentes ou fragrâncias antibacterianas que podem irritar a pele e ressecá-la ainda mais.

Fatores genéticos, alérgicos e problemas de saúde também podem causar ressecamento. Assim como, falta de uso de hidratantes ou o uso de hidratantes de baixa qualidade, má alimentação e baixa ingestão de água.

Bem, você já deve ter percebido que são realmente muitas coisas que contribuem para o ressecamento, mas agora vamos ver como resolver o problema.

Como tratar a pele ressecada?

O principal a fazer é reverter as ações que causam o ressecamento. Por isso, quando estiver frio na rua, evite ligar o aquecedor por muitas horas dentro de casa, prefira o umidificador.

Diminua o uso do calor intenso na pele. Por mais que não seja fácil diminuir a temperatura do chuveiro, principalmente no inverno, é essencial tomar banho com a água morna para manter a umidade na pele. Além disso é importante também diminuir o tempo em baixo da água.

Prefira o uso de ceras frias ou outros métodos que agridam menos a pele. E evite sair em horários em que o sol está muito quente, pois além de ressecamento ele pode causar queimaduras e outros problemas dermatológicos mais graves.

Escolha sabonetes neutros, que contenham ceramida ou outros agentes hidratantes ou calmantes para a pele. Assim como os hidratantes, opte por hidratantes de boa qualidade, de preferência de textura mais grossa e firme, que contenham: manteigas e óleos botânicos, como carité e moringa, para obter aquela textura densa e camada protetora de lipídio; antioxidantes, para proteção contra os radicais livres, extratos de frutas, plantas ricas em vitaminas, ou diretamente da fonte como vitamina E.

A pele seca também melhora muito rápido com uma máscara feita de algumas gotas de limão com leite em pó e glicerina. Essas máscaras podem ser aplicadas uma ou duas vezes por semana para maior brilho e suavidade. Use algum gel que contenha Aloe Vera para pele seca e irregular, pois tem propriedades hidratantes profundas e ajuda a atrair a umidade da atmosfera para a pele.

A boa alimentação, com ingestão de vegetais, verduras e legumes também ajudam a hidratar a pele, cabelos e unhas. Sem falar é claro em beber muita água, ela é um dos principais agentes hidratantes em nosso corpo.

Como prevenir o ressecamento da pele?

Use hidratantes naturais para cuidar da pele como manteiga, azeite, óleo de coco e mel, em vez de hidratantes químicos. Também elimine os cosméticos que causam ressecamento, batons de secagem foscos e blushes em pó.

Use protetores labiais coloridos e base hidratante à sua bolsa de cosméticos. Opte por um blush à base de creme e névoa hidratante para bloquear a suavidade da pele.

Embora a hidratação durante o dia seja importante, ela tem uma ação muito mais poderosa a noite. Então não esqueça de aplicar o hidratante antes de dormir, se puder ser aplicado minutos após o banho o resultado é ainda melhor.

Então, diminua a temperatura do chuveiro e de ceras quentes. Evite o sol escaldante, principalmente do meio dia, beba muita água, tenha uma boa alimentação, se hidrate corretamente e evite cosméticos de baixa qualidade. Assim você se livrará de uma vez da temida e incomoda pele ressecada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo