Como combater unhas quebradiças e esbranquiçadas?

Como combater unhas quebradiças e esbranquiçadas?

É quase impossível estar sempre com as unhas impecáveis, mas se você está lutando contra unhas quebradiças, lascadas e esbranquiçadas frequentemente isso pode ser um problema sério. Mas não se apavore, pois no post de hoje você vai descobrir como identificar se suas unhas estão dando algum alerta sobre a sua saúde ou se é algo ainda mais simples de resolver e como fazer isso.

Por que as unhas ficam quebradiças?

De acordo com uma entrevista do diretor de dermatologia cosmética do Hospital Monte Sinai Oeste, renomado na cidade de Nova Iorque, disse: “Unhas danificadas podem significar coisas diferentes em pessoas diferentes. Podem ser manifestações de deficiências de vitaminas ou um sinal normal de envelhecimento”, disse o Dr. Lamb. ” Eczema ou psoríase também podem ser diagnosticados através das unhas”.

Mas também a espessura, a resistência e o crescimento da nossa unha são na maioria das vezes determinados pelos nossos genes. Como por exemplo, os fios de cabelo são feitos quase que do mesmo material que as unhas e cada pessoa tem um tipo de cabelo diferente, que herdou da família. Assim, nossas unhas também são herança genética e podem desenvolver algum problema que já seja hereditário, nada grave a saúde. Outras possíveis causas são uso prolongado do esmalte sem intervalo ou exposição continua a condições de umidade.

Agora, se você está notando quebras e lascas constantes nas unhas, você tem unhas quebradiças que são finas e a causa pode ser: Pouca umidade, que causa unhas secas e quebradiças. E o motivo? O mais comum é a lavagem e secagem repetida das unhas.

Porém, as unhas moles e quebradiças, por outro lado, são causadas pelo excesso de umidade, vinda da superexposição a detergentes, produtos de limpeza e removedor de esmalte.

Além de tudo isso, a falta de vitaminas do complexo B causam sulcos ao longo do comprimento da unha. Uma dieta deficiente de cálcio também contribui para unhas quebradiças. As unhas esbranquiçadas podem ser causadas por falta de ácido fólico e vitamina C. Enquanto ácidos graxos essenciais na dieta inadequados, como ômega-3, causam rachaduras.

Só tenha cuidado para não interpretar mal os problemas que podem se manifestar nas unhas com a diversidade que existe de unhas. “Às vezes, há apenas mudanças normais”, disse o Dr. Lamb. “Por exemplo, eu tenho unhas finas de crescimento rápido, enquanto algumas pessoas têm unhas grossas que crescem devagar.” Mas caso você esteja preocupado com o crescimento ou a textura das suas unhas, não deixe de procurar um dermatologista, só ele pode te dizer ao certo qual a real situação das suas unhas.  

Mas como acabar com as unhas quebradiças?

Em primeiro lugar, o Dr. Lamb aconselha verificar a dieta, para ter certeza de que não falta nenhuma vitamina essencial ao corpo. Pois dietas que carecem de nutrientes essenciais como biotina, ferro ou magnésio podem resultar em unhas quebradiças e finas, além de outros problemas a saúde.

Depois disso, tente usar óleos para unhas ou uma loção para as mãos que contenha alfa-hidroxiácido ou lanolina. Se suas unhas forem hidratadas, mas quebradiças, pode ser sinal de estarem muito úmidas, por isso, reduza a quantidade de hidratante que usa. Também diminua a frequência de visitas a manicure ou pelo menos o uso de esmalte e removedor, dê às suas unhas pausas frequentes do gel e do acrílico para permitir que respirem

Reduzir a exposição externa a água também é importante. Por isso, ao lavar a louça ou entrar em contato com produtos de limpeza, coloque luvas. Saboneteira e água quente são inimigos das unhas saudáveis, por isso não tenha medo de usar luvas de borracha. Esfregar um pouco de óleo de cutícula ou vaselina durante a noite também pode suavizar e fortalecer as unhas.

Evite removedores de esmalte que tenham acetona em sua fórmula, pois ela resseca as unhas. Também tente não cortar as cutículas, em vez disso, empurre-as. Lixe as unhas em uma direção que você observa que evita as quebras. E pelo menos até elas estarem bem fortalecidas, corte as unhas regularmente e a aplicação de uma camada de base por baixo do esmalte ajuda a mantê-las protegidas.  

Mas o fato é que um tratamento só é eficaz para as unhas quebradiças quando você começa a avaliar sua condição e sabe a causa da quebra. Assim remediar a situação se torna mais fácil, afinal, você já sabe o problema. Espero que as dicas de hoje te ajudem a recuperar a saúde das suas unhas, qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo